A positividade ás vezes cansa

Não se engane! Sou uma das pessoas mais positivas que conheço. Quando vejo as coisas dando errado, eu simplesmente paro e começo a repetir meu mantra “vai dar tudo certo”. Aliás, não o falo apenas quando as coisas estão caminhando para o erro. Eu uso esse mantra sempre. Em qualquer situação. Funciona pra me acalmar e me fazer pensar numa saída de emergência.
Quando me deparo com momentos complicados, costumo pensar que a mesma energia que alguém gasta sendo negativo, poderia ser gasta sendo positivo. E a positividade gera esperança e motivação. Te faz seguir mesmo com tudo desmoronando porque lá no fim do túnel, você consegue ver uma luz.

A situação fica complicada quando nenhuma positividade te faz enxergar essa luz. Quando seu desejo é de simplesmente desistir porque não há perspectivas de melhorias. Neste tipo de situações, a última coisa que você quer é alguém ao seu lado repetindo que “vai dar tudo certo”. Qualquer positividade é nula. Porque você já tentou achar vertentes pra melhorar a situação e não encontrou. E aquela pessoa que está ali, apenas tentando te ajudar, não faz ideia da complexidade do que está acontecendo.

Neste ponto, a positividade te cansa. Não porque você é chato ou negativo. Apenas porque perdeu as esperanças. Porque não vê saídas inteligentes.

Quer saber o que fazer nessas horas? Pensar que “vai dar tudo certo”. Sabe por quê? Como eu já disse, porque a energia que você vai gastar imaginando tudo dando errado, será a mesma gasta imaginando um jeito das coisas darem certo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s