Preciso falar sobre o feminismo

Pra mim é quase impossível iniciar um “papo cabeça” com outra mulher e não agregar a esta conversa alguns conceitos sobre feminismo. E entre conversas aqui e ali, já ouvi as mais diversas opiniões sobre o tema. Alguns acham que não passa de um movimento modinha e que logo passa. Outros que nao faz sentido e que é desnecessário. Mas eu quero falar sobre o feminismo e o que ele representa pra mim.
Lembro de quando tive consciência do que era o movimento feminista pela primeira vez. E eu achei ridículo. “Qual a necessidade dessas mulheres serem assim? Mulher tem que ser meiga e feminina.” Mas o tempo passa, fui crescendo e vi que eu queria ter uma voz ativa, queria que meus pensamentos fossem ouvidos. E do “desnessário” o feminismo passou pra “viável em algumas discussões”. Se os feministas debatem sobre a liberdade da mulher, e eu, mulher, quero ser livre, creio que seria conveniente conhecer isso um pouco mais a fundo.

Quando eu já sabia a importância do feminismo na nossa sociedade, ainda falava coisas como “sou simpatizante com o feminismo, mas não sou feminista”. Ainda não entendo o que eu queria falar com isso. Seria medo de ser taxada de louca como eu mesmo taxava as feministas antes? Talvez.

Mas vejam só, não há motivo pra se envergonhar de ser feminista. Ou temer por ser chamada de louca e coisas afins. Porque loucas nós seríamos se não lutássemos pelos nossos direitos. Vergonha seria aceitar não ter uma voz e um papel ativos na sociedade. Vergonha é aceitar que nossos direitos são inferiores aos dos homens. Vergonha é ter de aceitar calada cada assédio que passamos todos os dias só porque “somos mulheres”.  Vergonha é ser taxada de sexo frágil, enquanto, na realidade aceitamos por tanto tempo essa submissão aos homens, e agora lutamos fortemente todos os dias em busca de representatividade, respeito e liberdade.

Deixe um comentário