Filmes Cult: Old Boy

Olá pessoas que curtem um filme cult. E as vezes se acham superiores àqueles que preferem um bom e velho clichê hollywoodiano (tá tudo bem, eu também sou assim). Sabendo que filmes cults são ótimos e que é difícil achar alguém pra discutir sobre ele depois, resolvi comentar todo filme cult que eu assistir e postar aqui.

O primeiro comentário vai ser sobre Old Boy.  Nunca assistiu? Não sabe o que tá perdendo! Sério. Já até citei esse filme na minha lista de Melhores filmes com Plot Twist.

Lembrando que o filme Old Boy que estou me referindo é a versão original sul coreana de 2003. Ainda não assisti o remake, mas estou inclinada a acreditar que o original é melhor.

Oh Dae Su é sequestrado após uma noite de bebedeira, e mantido em cárecere privado por longos 15 anos sem saber quem o prendeu, ou o porquê. Em companhia apenas de uma televisão, ele acompanha os noticiários e vê que sua esposa foi assassinada e que ele é um potencial suspeito. Durante os anos presos ele inicia um treinamento para conseguir fugir e se vingar de quem o sequestrou. Quando ele é liberto 15 anos depois, ele tenta recuperar o tempo perdido iniciando uma busca por sua filha e pelo seu sequestrador, com a ajuda de Miido, uma cozinheira de sushi por quem ele acaba se apaixonando. Quando ele consegue descobrir quem o prendeu, inicia-se então um jogo, no qual ele tem apenas 5 dias para descobrir o porquê, ou o sequetrador mataria Miido.

O filme tem muitas cenas de ação. Muita luta. Morte. Com o roteiro baseado num mangá homônimo que faz parte da Trilogia da Vingança,  acho que toda violência que tem em cena faz jus à história.

A versão original de Old Boy foi lançada em 2003 e dirigida por Park Chan-wook. Em 2013 foi lançada uma versão americana do filme com o nome de Old Boy: Dias de vingança, dirigida por Spike Lee.

Quando eu assisti esse filme fiquei com um verdadeiro nó na cabeça. Parei pra pensar nele por pelo menos uns 10 minutos. E passei o resto da semana tendo flashs. Ele mistura romance, ação e um roteiro bem escrito no medida certa.

Sabe quando dizem que vingança é um prato que se come frio? Essa frase faz todo sentido em Old Boy. Não vou entregar o filme todo, mas a real vingança não é a que Oh Dae Su faz, e sim a que ele sofre passando tantos anos presos e ainda passando por tantas coisas após ser liberto. E é uma vingança muito bem eleborada, tão bem elaborada que a motivação se torna algo – podemos dizer – simples.

Vale muito a pena assistir esse filme, até mesmo pra sairmos do padrão de filmes que dominam os cinemas. Você já viu um filme sul coreano? Eu também não tinha assistido, e fiquei muito surpreendida!

Bônus: Há uma frase que estva escrita no quadro que ficava pendurado no quarto que Oh Dae Su ficou preso, e ele sempre a repetia: Ria e o mundo rirá com você. Chore e chorará sozinho.

Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s